Fura-Filas : No Brasil “espertinhos” tentam ser vacinados antes da vez – Super Radio Hits

Fura-Filas : No Brasil “espertinhos” tentam ser vacinados antes da vez

Compartilhe:

Neste último domingo (17), foi aplicada a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil e a partir daí o imunizante começou a ser distribuído para os grupos prioritários, pois eles serão os primeiros a receberem o medicamento. Todos os estados já estão recebendo o imunizante e mais de 29 mil pessoas já foram vacinadas até o momento.

São Paulo tem a grande maioria dos vacinados no Brasil, pois foi lá que a campanha de vacinação tem início e o estado vem há um bom tempo se preparando para esse momento, mas várias cidades por todo país já começam a se organizar para iniciar a imunização daqueles que fazem parte do grupo de risco.

Uma curiosidade é que São Paulo e também o estado da Bahia, dispuseram um ‘vacinômetro’, mostrando em tempo real quantos já foram vacinados em cada estado. O problema é que muitas pessoas que não fazem parte do grupo prioritário, estão recebendo o imunizante,  os famosos ‘fura-filas’.

Já há relatos de que pessoas em vários estados furaram a fila e receberam a CoronaVac, apesar de não serem profissionais da área de saúde, muito menos idosos ou indígenas.

De acordo com a Folha de S. Paulo, um bom exemplo é o caso do prefeito de Itabi, em Sergipe, que foi o primeiro da cidade a ser vacinado. Júnior de Amynthas não faz parte de nenhum grupo de risco, mesmo assim recebeu o imunizante.

Em Jupi, no Pernambuco, a denúncia é de que a secretaria municipal de Saúde furou fila e foi uma das primeiras a serem vacinadas, ela acabou sendo afastada do cargo.

Segundo consta no Plano Nacional de Imunizações, a prioridade é para os profissionais da área de saúde, depois os idosos com idade acima dos 75 anos, ou aqueles com mais de 60 anos que se encontram em asilos, além de indígenas, comunidades ribeirinhas e quilombolas.

Poste seu comentário no Facebook:

Compartilhe:
Facebook Comment

Deixe a sua opinião: