Cidade no Texas enfrenta surto de doença provocada por ameba comedora de cérebro – Super Radio Hits

Cidade no Texas enfrenta surto de doença provocada por ameba comedora de cérebro

Compartilhe:

Em 2020 já temos o novo coronavírus, vespas assassinas e incêndios florestais induzidos pela mudança climática. Mas calma que tem mais: agora, órgão de saúde nos Estados Unidos anunciaram um possível surto de uma ameba comedora de cérebro. E não, você não leu errado.

No último sábado (26), a cidade de Lake Jackson, no Texas, emitiu uma declaração de emergência após detectar a ameba microscópica Naegleria fowleri em seus sistemas de água.

De acordo com o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), a Naegleria fowleri é comumente encontrada em água doce, em temperaturas mais quentes – como lagos, rios e fontes termais, – e também no solo. A ameba pode causar uma infecção cerebral rara conhecida como meningoencefalite amebiana primária (MAP), que quase sempre resulta em morte.

Em geral, os casos ocorrem quando a água contaminada com a ameba entra no corpo pelo nariz. Depois, ela viaja para o cérebro, causando a MAP. Curiosamente, o CDC afirma que as pessoas não podem ser infectadas se engolirem água contaminada com Naegleria fowleri, pois a infecção só acontece por vias nasais.

A cidade ficou sabendo que algo estava errado no início de setembro, quando foi alertada da hospitalização de Josiah McIntyre, um menino de 6 anos, que se infectou pela Naegleria fowleri e infelizmente morreu. A família do garoto suspeitou que ele poderia ter inalado água contaminada em algum irrigador na cidade ou de uma mangueira em sua casa.

Poste seu comentário no Facebook:

Compartilhe:
Facebook Comment

Deixe a sua opinião: